Carros a gás vão poder estacionar em parques (finalmente!)

Já era uma medida reinvindicada há muito tempo pelas associações e pelos condutores de carros movidos a gás. Agora vêem os seus esforços darem frutos ao receberem luz verde por parte do governo para que os seus veículos sejam autorizados a estacionar em parques subterrâneos.

Foi aprovado hoje (ontem, 28-06) pela Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas um projeto-lei no qual é previsto dar aos veículos a GPL e a gás natural a permissão de poderem estacionar em parques subterrâneos para além de deixarem de ser obrigados a usar o dístico identificativo.

“Depois de ouvir quatro associações do setor e de efetuar algumas alterações ao projeto-lei inicial, a comissão redigiu um texto comum que foi aprovado por todos os partidos”, disse à Lusa a deputada socialista Hortense Martins.

Este projeto-lei foi apresentado em fevereiro deste ano pelo PS, mas baixou à Comissão de Economia e Obras Públicas para análise prévia.

“São dois elementos discriminatórios que não fazem sentido e que obstaculizam um maior uso do GPL, quando o mesmo deveria ser incentivado por se tratar de um combustível mais barato, mais verde e menos poluente”, afirmou a deputada.

Para justificar esta alteração na legislação Hortense Martins invocou um estudo elaborado para a APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, que comprovou que não existe risco na circulação nem no estacionamento deste tipo de veículos, para além de que hoje em dia esses veículos estão equipados com “sistemas adequados de segurança”.

A nova legislação poderá permitir que exista uma maior expansão no mercado português dos veículos movidos a gás. Diga-se que Portugal é um dos poucos países europeus onde continua a ser proíbido estacionar em parques subterrâneos com estes automóveis e a par da Bulgária e da Hungria, os únicos onde continua a ser obrigatório o uso do dístico.

O projeto-lei segue agora para o Parlamento onde se espera que possa ser aprovado.

Fonte: autoviva

Publicado por

Marcelo Oliveira

Profissional com experiência consolidada na Gestão de Frotas em empresas de serviços de transporte ou com parque automóvel de volume. Mais detalhes em https://marceloxoliveira.com/quem-e-marcelo-oliveira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.